(55) 3222 6686 - HORÁRIOS: Seg a Sex: 09:00 às 12:00 / 14:00 às 19:00 e nos Sáb das 09:00 às 13:00

Notícias

Falta de vacinas penta e hexa acelulares afeta Brasil e outros países

O problema de desabastecimento das vacinas hexavalente e pentavalente acelulares nas clínicas privadas brasileiras já dura mais de um ano. Mas o problema não se limita ao país. Segundo a farmacêutica GSK, que produz as duas vacinas, outros países também passam pela mesma situação.

A boa notícia é que a mesma proteção pode ser garantida por vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do SUS. As vacinas são indicadas para crianças a partir de 2 meses até 7 anos de idade.

Segundo a GSK, o que explica o desabastecimento é o aumento da demanda global pelas vacinas “em virtude do crescimento populacional, expansão dos calendários de vacinação, eventos imprevisíveis e até mesmo surtos e epidemias de doenças imunopreveníveis”. De acordo com a farmacêutica, o fato de que o processo de produção da vacina leva de 6 a 29 meses faz com que a empresa leve mais tempo para adequar a produção à demanda.

Não há uma previsão exata de quando a situação deve se normalizar. “A GSK espera dar início a fase de regularização de ambas vacinas ao longo de 2017″, afirmou a empresa, por e-mail.

A Sanofi Pasteur, outra farmacêutica responsável pela venda das vacinas, confirma o número limitado da vacina pentavalente (Pediacel) no mercado brasileiro. Eles dizem que o produto é produzido em uma fábrica no Canadá que, atualmente, está com restrição na capacidade de produção e distribuição.

“A subsidiária brasileira, no entanto, receberá um novo lote de Pediacel ainda no primeiro trimestre de 2017 e o abastecimento deve se normalizar ao longo do ano”, informaram.

Leia a notícia na íntegra em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/falta-de-vacinas-penta-e-hexa-acelulares-afeta-brasil-e-outros-paises.ghtml

Fonte: Portal G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>